Fonte: blog Carlos H. Cantu
O colega Carlos Cantu fez um excelente artigo explicando o preenchimento das novas tags de partilha do ICMS, DIFAL e afins que estão na nova NT 2015.003 é que passa a valer a partir do dia 01/01/2016, anexo a este artigo está uma planilha com os cálculos baseados na nota técnica e suas alterações, vale a pena conferir.
Segue o texto do artigo na integra, para ter acesso a planilha, visite o artigo e clique no link no final do artigo.
O mês de Dezembro/2015 está sendo extremamente desgastante para os programadores de softwares ERP, visto que nosso “querido governo” aparentemente não tem a mínima noção das implicações causadas pelas mudanças de leis, muito menos qualquer bom senso sobre a estipulação de prazos. Soma-se a isso o aparente fato de que, nem mesmo quem altera/cria as leis, parece ter a mínima consciência das complicações que irá gerar. Vide a “tragicomédia” referente a Nota Técnica 2015.003, que já tem várias revisões, onde uma nova revisão muitas vezes desfaz o que foi estipulado na versão anterior, e nem sempre orienta corretamente sobre os procedimentos, como foi o caso do exemplo de cálculo introduzido na revisão 1.40 e removido na revisão 1.50 (por não ser mais válido), sendo que um novo exemplo nem mesmo tenha sido introduzido.
Já passamos da metade do mês, temos Natal e Ano Novo pela frente, e parece que somente há alguns dias atrás, chegou-se a uma versão final de como devem ser feitos os cálculos para apurar os valores de partilha de ICMS. No entanto, nenhum exemplo oficial sobre o cálculo e preenchimento dos campos no XML foi disponibilizado, o que dá margem para múltiplas interpretações, colaborando ainda mais para o surgimento de dúvidas, contestações e desespero daqueles que se vêem obrigados a implementar as alterações em seus softwares, sem nem mesmo ter certeza de como faze-lo, estando há menos de 10 dias para a entrada em vigor das obrigações!
Isso só comprova o CIRCO instaurado no país, em todos os seus níveis e camadas! A legislação tributária, já infinitamente complexa, não pára de se complicar! Até mesmo o SuperSimples, que como o nome sugere, deveria ser SUPER SIMPLES, se torna cada vez MENOS SIMPLES. Me espanta a passividade dos contadores – classe que deveria estar brigando (juntamente com o empresariado) pela simplificação da legislação tributária, na tentativa de traze-la à um mínimo de racionalidade!
Feito o desabafo, vamos ao motivo real desse post, que é o de ajudar os colegas programadores que ainda estejam com dúvidas no preenchimento dos novos campos do XML. Para tanto, estou disponibilizando uma planilha Excel com um exemplo, seguindo meu atual entendimento de como deve ser feito. Observe que esse entendimento pode não ser o correto, portanto, use a planilha por sua conta e risco, e fique a vontade para comentar caso ache alguma inconsistência. Aconselho validar com seu contador a fórmula de cálculo que adotar (torcendo para que ele esteja bem informado/atualizado sobre o assunto).
Feliz Natal, e boa sorte!
Esta partilha, já foi definido alguma coisa se na geracao do arquivo sped ela tambem deve ser informada ?
Veja estes links:
http://www.spedbrasil.net/forum/topics/nt-2015-003-e-pec-87-2015-partilha-de-icms-interestadual
http://www.spedbrasil.net/forum/topics/partilha-icms-destino-conv-nio-icms-93-2015?commentId=2159846%3AComment%3A957798
O problema é que ainda é uma coisa nova, provavelmente haverá alteração nos layouts do SPED para receber essa informação, mas o assunto ainda é um tanto controverso pelo momento.
Obrigado peça atenção. Mas ja adicionei e nao virou.
Abra um post no fórum ACBr, assim o responsável pela parte de NFS-e pode lhe ajudar.
Qual o valor para assinar o SAC?
Aqui neste link: http://www.projetoacbr.com.br/forum/SAC/cadastro/ você encontra todas as informações que precisa, incluindo o valor.
Bom dia Régys, eu atualizei hoje ( 04/01/2016 ) o trunk2, essa função parou de funcionar
provedor := CodCidadeToProvedor(StrToIntDef(vAux, 0));
Ja estava trabalhando no trunk2 e funcionando, atualizei e parou. Instalei novamente o acbr pelo acbrinstall_trunk2 no xe7, porém não resolveu. Alguma ideia?
No aguardo.
Valmir Bocalon
Tente adicionar pnfsNFSeR ao uses do formulário onde o erro ocorre.
Utilize o fórum ACBr para dúvidas quanto ao ACBr, é melhor.
Olá Régys.
Temos também um Post que mostra certinho como os cálculos são feitos.
http://www.asseinfo.com.br/blog/difal-diferencial-de-aliquota-icms/
Att.
Cadê o link?
Veja que expliquei:
Clique no link para o artigo no inicio do texto (em “Fonte:”), corra a página do site do Cantu até o fim e verá o link para baixar.
Prezados Regys e Cantu. Eu fiz todos os calculos e tenho bons exemplos, mas infelizmente não tenho como anexar aqui. Caso alguém necessite o e-mail da minha empresa é softmaxi@softmaxi.com.br
Abcs a todos
Me envie no e-mail: regys.silveira@gmail.com que terei o prazer de postar aqui para ajudar os outros colegas.
De antemão, muito obrigado.
Onde está a planilha para download?
No início do artigo aqui no site tem “fonte:” e um link, clique nele vá até o fim e verá o link para download.
Não encontrei o link da planilha.
No início do artigo aqui no site tem “fonte:” e um link, clique nele vá até o fim e verá o link para download.
desculpe, já vi
E o link do artigo original?
No topo do artigo em “fonte:”.