Fonte: Principais mudanças da Nota Fiscal eletrônica 3.10
O projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) do governo federal, que conta com cerca de 1 milhão de emissores no País, a Nota Fiscal eletrônica, está passando por mudanças.
Segundo o cronograma, os ambientes de homologação e de produção da versão 3.10 da NF-e, desenvolvidos pelas Secretarias de estado da Fazenda, ficarão à disposição até o dia 4 de novembro.
Em 2 de dezembro, será a vez do ambiente de homologação da NF-e ficar à disposição dos contribuintes, enquanto o seu sistema de produção somente estará liberado em 3 de março de 2014.
O diretor da Decision IT Eduardo Battistella, membro do Players NF-e – grupo de trabalho que debate os aspectos técnicos e legais da Nota Fiscal eletrônica –, destaca as cinco principais mudanças e analisa como elas refletirão nas rotinas das empresas.
1- Leiaute único para a NF-e e a NFC-e.
Battistella destaca que os leiautes das versões 2.0 da Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e 3.0 da Nota Fiscal eletrônica para Consumidor Final (NFC-e) foram compatibilizados. De acordo com ele, a mudança minimiza o impacto para os que apenas emitem NF-e, além de reduzir custos de implementação para os processam ambos os modelos de documentos.
2- Solicitação de autorização síncrona ou compactada
Alteração reduzirá o tempo total de processamento e uso do canal de Internet, segundo o especialista.
3- Autorização de download do XML.
O contribuinte poderá informar até dez usuários (CPF ou CNPJ) que terão acesso à NF-e pelos vários meios liberados pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), o que pode trazer mais segurança ao procedimento, segundo avaliação de Battistella.
4- Revisão de processos
A emissão de NF-e de devolução deverá ser revisada no caso dos contribuintes que devolvem, em uma mesma NF-e, itens recebidos em mais de um documento de origem. Neste caso, somente um documento de origem poderá ser referenciado por NF-e.
Outro processo que será revisto impacta os contribuintes que realizam operações de comércio exterior, conforme alerta o especialista: “novas informações estão sendo solicitadas no XML e deverão ser previstas nos seus sistemas de gestão”.
5- Validação do capítulo da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) – os dois primeiros dígitos – declarada nos produtos
Segundo Battistella, o saneamento de cadastros de produtos deve ser iniciado imediatamente, ou as empresas terão sérios problemas para a emissão das notas.
“O novo padrão deverá agregar maior qualidade às informações prestadas, aumentando a segurança fiscal da organização, além de causar diversas melhorias de desempenho nesses procedimentos. Por outro lado, para as administrações tributárias, vislumbra-se um maior poderio de fiscalização, que proporcionará a diminuição da sonegação e um provável aumento na arrecadação”, conclui.
Oi Regys Borges, Parabens pela iniciativa en instruir sobre nfe que eh um conteudo vasto e bastante desafiador. Tenho uma duvida regys… sobre nota fiscal complementar. O contador me passou a informacao que na nota complementar o valor total da nfe tem que ficar zerado. Mas quando zero esse valor o componente do acbr retorna que os valores nao batem. “nfe total da nfe difere do somatorio dos itens” ? eh possivel enviar uma nfe com o total da nota zerado???
Obrigado,
Quanto a nota complementar, ele geralmente é feita para complementar um valor na nota, seja icms, bases de icms ou até valor do produto, se você for complementar por exemplo o ICMS, você informa o valor do complemento e zera todos os outros valores e assim para qualquer outro valor que for complementar.
No seu caso o erro provavelmente ocorre porque você informou valor de item e não informou no valor total, neste caso não vai passar, se você está complementando o item, automaticamente complementara o valor total da nota, portanto, não deve informar o valor total zerado.
Ola Regys, com o acbr eh possivel baixar os xml’s (todos) de notas emitidas para um certo CNPJ e periodo?
Para o emitente não, para o destinatário da nota sim utilizando a manifestação e o método de download de DF-e após manifestadas as notas.
Regys estou baixando as nfe Destinadas , mas o xml nao vem completo , como faço para baixar este xml pelo MDFe
Você efetuou a manifestação da nota? o XML só vem completo após a manifestação.
Boa noite, estou precisando de ajuda para desenvolver meu Aplicativo emissor de NFe, é possível me prestar uma assessoria, quanto cobra para tal, faça contato no e-mail: ribamarinformatica@gmail.com
Olá,
Por favor entre em contato comigo via skype: regys.silveira, tenho fontes prontos ou consultoria se lhe interessar, acertamos tudo pelo skype.
Olá Régys, estou com com problema para enviar a minha NFe, esta me retornando uma mensagem de erro em brando com um X vermelho e se eu mudo as configuraçoes do IE ai ele me retorna erro interno: 12157, o certificado e A1 e vencem em outubro ainda, uso Trunk2, Delphi 2010, Win 10 64bits, fico grato se pode me ajudar, um abraço e ate mais.
Erro interno geralmente é problema no webservice, então somente entrando em contato com o suporte do webservice do seu estado.
O ACBrNFe já está compactando os lotes? Tem alguma configuração para isto?
Não foi feito ainda.
infelizmente muitos erros desde que mudaram o repositório para trunk2
Estranho pois eu uso o Trunk2 em produção já a cerca de 2 meses e está tudo normal, na verdade a maioria dos usuários estão usando e tudo está funcionando como deveria, bugs, claro sempre tem, mas vão sendo sanados conforme são reportados, mas como disse muita gente usa em produção.
Boa tarde ,Regis me desculpe perguntar , mas e que eu com um problema fiz a atualização do acbr e a versao do emissor de nfe para a 3.1 so que quando eu to envidando e ta dando erro de UTF-8 parece que e na conversão do padrão de carácter[ especial , porem sera que a verso do acbr que eu atualizei ontem ta com erro nos fontes.
Este erro está ocorrendo somente para SP, já existe no fórum ACBr um tópico tratando do problema inclusive, dê uma olhada nele, por favor.
Olá Régys,
Não sou programador, baixei o emissor de NF gratuito 2.0 diretamente no site da Sefaz. Com a nova exigência baixei o 3.10, porém o banco de dados da 2.0 não migrou para a 3.10. Vou ter que recadastrar novamente, um a um, os dados de clientes e produtos, ou existe alguma forma de migrar?
No site do emissor gratuito: http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/ só é apontada a incompatibilidade das notas, isso porque mudou a versão, quanto ao resto dos dados não existe nada, então em teoria deveria ser compatível.
Regys, Boa Tarde, estou tentando criar uma NFe com o ACBrNFeMonitor com o arquivo texto com o leiaute do Emissor Gratuito na versão 3.10 e o Monitor esta me retornando arquivo não encontrado, quando altero as configurações para a versão 2.00 funciona perfeitamente.
Eu não tenho muita experiência com o ACBrNFeMonitor, mas se não estou enganado ainda não tinha sido feito os acertos necessários para ler este arquivo da nova versão 3.10, o ideal seria abrir um tópico no fórum do projeto ACBr questionamento isso, se for assinante do ACBrSAC utilize o fórum específico do assinante para ter um retorno mais rápido.
Olá! Recentemente entrei numa empresa onde fui dado a tarefa de atualizar o sistema de nota, de 2.0 para 3.1. Verifiquei que o componente utilizado está defasado, não sendo possível atualizar a nota. Onde posso encontrar uma versão atualizada do componente para atualizar o sistema ?
Você está utilizando componentes ACBr se sim, veja no fórum ACBr http://www.projetoacbr.com.br, será mais fácil lhe ajudar por lá.
Já existe algum exemplo de XML ?
Você quer dizer um exemplo de XML da Nota Eletrônica 3.10? Basta seguir o manual de integração.
Ola,
Tenho um sistema com projeto em acbr com nfe 2.0, como vou proceder para passar 3.10?
Basta seguir a Nota Técnica 2013.005 – v1.03 nela estão descritas todas as alterações necessárias.
Quanto ao componente ACBr, basta preencher as propriedades:
ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.ModeloDF := moNFCe; < ---- tipo NF-e ou NFC-e ACBrNFe1.Configuracoes.Geral.VersaoDF := ve310; <---- modelo 3.10
E atualizar os schemas para a versão 3.10 que pode ser baixado aqui.
Valew, muito obrigado!
Fiz justamente esse procedimento, setando ModeloDF = := moNFe e VersaoDF := ve310, mas quando mando validar e assinar a nota, dentro do XML só aparece a versão 2.00.
Algo está errado com seu código, pois eu utilizo desta forma já a um bom tempo e tudo está funcionando perfeitamente, sempre faça as configurações antes de enviar a nota ou lote.