Chegou a nova versão do RAD Studio, Delphi e C++ a 10.3, também chamada de Rio pelos íntimos, essa versão veio com diversas melhorias na IDE e muitas novidades na linguagem e é claro como não poderia deixar de ser vários bugs reportados pela comunidade corrigidos, cada vez mais estável, cada vez melhor.
Também fora feitas diversas melhorias no mobile, alem do suporte a API level 26 e também suporte avançado a VCL para High DPI displays, Per Monitor V2 support, novos recursos do Windows 10 e WinRT APIs.
Para ver mais sobre as melhorias clique aqui.
Principais erros encontrados no Delphi 10.3 que estão inviabilizando o uso, que por sinal está com um visual dark lindo:
1) Transição entre uma TabItem e outra usando o TChangeTabAction, ou seja, seleciono uma opção e faço a transição para uma nova TabItem (Tela) e depois executo um processo mais demorado e a transição não é feita, só depois que acaba todo o processo. Obs.: Só no Android.
2) Application.ProcessMessages não está funcionando. Obs.: Só no Android.
3) TLocationSensor está sem executar o evento LocationChanged, ou seja, não consigo obter a localização. Obs. Somente iOS.
Obs: Fiz alguns passos da Embarcadero Releases Notes para Android e mesmo assim nada, testei na API 26 e na API 28 do Android.
São pequenos grandes erros que estão acontecendo comigo e que já pesquisei na internet e vi só umas duas pessoas reclamarem e sem sucesso.
Estou testando a versão demonstração da Embarcadero, uso o MacBook Pro 15’ 2017 com 16G, 1 TB SSD com macOS Mojave e maquina virtual Parallels v. 14.1.0.
Abraços!
Davis,
Você deve utilizar o Quality Portal da embarcadero para reportar erros no endereço https://quality.embarcadero.com/ nele você pode reportar tudo que encontrar de errado ou consultar se mais alguém já teve o mesmo problema e também se já foi disponibilizada solução ou atualização.
Régys já existe a RSP-22888, gostaria apenas de saber se tem algum paliativo para o caso.
Obrigado!
Pelo que verifiquei no portal foi resolvido no Update 1 que saiu semana passada, chegou a verificar?
Oiiiii Régys, infelizmente não resolveu.
Em testes que realizei, tive que dividir o processamento thread principal para GUI e uma thread pro processamento das infos, lembrando que cada alteração na tela (como o processmessages) obrigatoriamente tem se a necessidade de sincronizar a thread avulsa com a principal.
Achei muito custoso o trabalho, mas igual o Regys Falou pode ser que esteja resolvido no Update 1.
É sempre bom dar uma aguardada para resolução dos bugs antes do investimento em R$ e migração de algum projeto maior, evita muita dor de cabeça.
Mas então, no mobile tudo deve ser assincrono, usando threads, task, future o que for mais simples para você, não se deveria de forma alguma processar algo diretamente, por isso não vejo muito o uso do processmessages, mas pelo que está no QA, eles fizeram algo já para o update 1.
Boa tarde Davis Lima, também estou testando a versão gratuita, e estou com a mesma dificuldade que você em relação ao ProcessMessages, testei com aplicações simples, como por exemplo exibir um retângulo e logo apos um sleep, o processmessages não tem efeito algum.
Vc conseguiu alguma solução ?
Voces conseguiram alguma coisa a respeito do processmessages ?
Nada!
Fernando Rizzato da Embarcadero pediu para deixar o seguinte comentário:
A partir do 10.3 as threads do FMX UI e Java UI foram unificadas, permitindo o suporte a controles nativos e ao também ao Z-Order. Com isso, algumas estruturas de programação que são típicas do mundo Windows deixaram de ser suportadas em sua totalidade no Android, e algumas adaptações de código são necessárias.
1) A transição deve ser feita de modo assíncrono, dando a oportunidade da animação ser executada em paralelo a transição: http://docwiki.embarcadero.com/Libraries/Rio/en/FMX.TabControl.TTabControl.SetActiveTabWithTransitionAsync. As actions também foram atualizadas para utilizar o novo modelo.
2) O processmessages não produz efeito algum no Android. Para atualizar a interface, utilizar a sincronização de threads. Por exemplo, considere este código:
3) Está ajustado no 10.3.1, mas existe um workaround aqui que pode ser aplicado no 10.3:
https://quality.embarcadero.com/browse/RSP-21834
No FMX, foi corrigido aquele probleminha do teclado ficar sobre os campos ?
Bom, não sei se era um problema eu sempre usei scroll para controlar isso e nunca ficou por cima, agora os controles estão utilizando desenho nativo, o que significa mais integração com o sistema operacional do device, muita coisa que antes não funcionava agora vai funcionar como por exemplo sugestão de texto, entre outros.