O RadStudio XE3 entre outras novidades adicionou um novo driver para conectividade com o SQLite em aplicações Win32, Win64 e OSX usando Delphi ou Firemonkey, totalmente escrito em Delphi e com código fonte incluso, permitindo escrever aplicações que utilizam bancos de dados com um mínimo de necessidades de configuração e disponibilização de dlls e afins.
Para utilizar o SQLite primeiramente será necessário baixar o cliente do SQLite o site http://www.sqlite.org/, baixe a versão do cliente que melhor convir para o ambiente onde a aplicação irá funcionar, no site já são disponibilizadas as versões de cliente para Windows, Linux e Mac OS X e também a documentação relativa ao SQLite.
O cliente SQLite pode ser disponibilizado no diretório do aplicativo ou copiado para a pasta de sistema, no ambiente de desenvolvimento é aconselhável que ela seja colocada na pasta de sistema para que não ocorram problemas durante o desenvolvimento e debug.
Adicionado cliente correspondente, basta colocar um componente TSQLConection no formulário e definir a propriedade Driver para SQLite e os componentes de conexão as tabelas que já está habituado a utilizar.
Existem alguns parâmetros de conexão suportados pelo driver DBExpress SQLite, são eles:
ColumnMetaDataSupported:
Pode ser definido como True ou False e deve ser utilizado conforme o símbolo SQLITE_ENABLE_COLUMN_METADATA foi utlizado na compilação do cliente SQLite, este parâmetro define como certos metados serão disponbilizados e poderão ser utilizados. No Windows o valor padrão é True e para o Mac OS X o valor padrão é False
FailIfMissing:
Pode ser definido como True ou False e permite configurar o comportamento do aplicativo quando o banco de dados definido não for encontrado, permitindo criar o banco de dados automaticamente ou levantar uma exceção quando o mesmo não for encontrado.
Dê-nos sua opinião, seu comentário ajuda o site a crescer e melhorar a qualidade dos artigos.