Berlim chegou ao Brasil, como o mais recente lançamento das ferramentas RAD Studio, C++Builder e Delphi.
As ferramentas de desenvolvimento que você estava procurando
Trazendo uma experiência totalmente nova com o instalador, você será capaz de escolher o que colocar em sua ferramenta – reduzindo o tempo de início para minutos! O desenvolvimento multi-dispositivo é ainda mais reforçado com o FireUI App Preview – provendo a habilidade de visualizar seus forms em qualquer dispositivo de destino (desktop ou mobile). Alavanque a Internet das Coisas (IoT) com ferramentas fáceis de usar e bibliotecas de APIs prontas para conectar suas aplicações mais rápido do que nunca.
- Um novo e moderno instalador baseado no GetIt
- Poderosos controles VCL para Windows 10
- Desenvolvimento FMX para Windows, Mac e Mobile
- Compiladores nativos de plataforma para sistemas operacionais, CPUs 32bits e 64bits, Intel e ARM CPUs
- Acesso otimizado a bancos de dados corporativos
- Bluetooth, BLE, Wi-Fi e componentes para IoT prontos para usar
- Correções e características requisitadas por clientes
- Novo componente TAddressBook (agenda de contatos)
- Editor visual para os itens do ListView
- LoT – Internet of Things – componentes meta-driven
- Dezenas de componentes para conexão a periféricos IoT
- Form design separado do editor (estilo Delphi 7)
- Drivers do FireDAC atualizados para todos os servidores de banco de dados
- Mais de 1k bugs reportados por usuários resolvidos nesta versão
- Rapidez, qualidade e funcionalidades reforçadas são os destaques da versão Berlim. Baixe o trial hoje!
A mais rápida maneira de desenvolver aplicações nativas em múltiplas plataformas com serviços flexíveis em nuvem e ampla conectividade com IoT.
Suporte melhorado a IoT com dezenas de componentes para os mais diversos dispositivos conectados, facilitando em muito o seu desenvolvimento, uma ferramenta RAD de verdade.
Não demore comece instale agora o Trial e veja por si só as inovações e novas tecnologias incorporadas:
Instalador Off-Line: http://altd.embarcadero.com/download/radstudio/10.1/delphicbuilder10_1.iso
Instalador por demanda, novo instalador melhorado, agora você instala somente o que necessita e deseja utilizar: http://altd.embarcadero.com/getit/installer/18.0/release/build_22858_6822_v002/BaseInstaller/radstudiosetup_build_22858_6822_RTM.exe
Novo Editor de ListView melhorado, agora ficou mais fácil do que nunca criar listas em seus aplicativos mobile, com o novo ListView Editor o limite é sua imaginação:
http://community.embarcadero.com/unpublished-posts/entry/introducing-the-listview-item-designer-in-rad-studio-10-1-berlin
Estas é muitas outras novidades estão presentes na nova versão do RAD Studio Berlin, acompanhe meu canal no Youtube e Facebook, assine o Blog e fique por dentro de tudo que rola no mundo Delphi.
Olá Régys, me diga, a versão starter do berlin não compila para android mesmo??? porque a trial tinha todos os recursos, e agora baixei a versão starter e nada de androi !
A versão Starter não tem mobile nem acesso a dados, para acesso a dados você pode instalar um componente de terceiros ou adquirir o Firedac da Embarcadero para o Mobile você pode adquirir o pacote Mobile da Embarcadero.
Régys,
No DBgrid do berlin se tiro o dgIndicator a primeira coluna fica desativada ou seja não consigo digitar e utilizando o tab ou no meu caso o enter esta coluna é iguinorada acho que isto é um bug do berlin.
Você poderia confirmar isto para mim.
Obrigado.
Aqui foi normal.
Realmente é um bug no Delphi Berlin. A Embarcadero já se pronunciou veja :
RSP-14898
DBGrid Columns ReadOnly Property are Incorrect when DBGrid’s “dgIndicator = False”
Data, Data\DBCtrls
Aparentemente o problema foi resolvido no Delphi Berlin Update 1.
Veja todos os acertos aqui:
http://edn.embarcadero.com/article/44715
Quando testei não devo ter reproduzido o ambiente corretamente então.
Boa noite Regys.
Acompanho alguns post da sua autoria e me sinto a vontade de poder te perguntar o seguinte:
Baixei o Delphi 1.0 Berlin Start, nao estou conseguindo estar ou assistir o Delphi Boot Camp devido ao meu trabalho e percebi que nesta versao nao tem componentes para acesso a banco de dados como firebird e sql server que sao os que mais utilizo. Existe uma forma de instalar um componente como o zeos ou outro free para testar minhas aplicações?
Hoje utilizo o Delphi XE.
Att,
Emilio Córdova
emiliocordova@msn.com
Olá Emilio,
Sim, o Starter Edition não vem com componentes de acesso a dados, e sim você pode instalar o Zeos sem problemas, ele aceita sem problemas.
Quanto a assistir ao Boot Camp, estou postando todos os dias após o fim das sessões geralmente no no final da tarde os vídeos, pode acompanhar por eles no horário que achar melhor.
Regys, vc possui Crack para 10.1 Berlin?
Não, não tenho. 🙂
Bom dia,
Régys,
estamos estudando aqui na empresa a migração do Delphi 7 para a versão Berlin Professional, todas as nossas aplicações utilizam os componentes de conexão com o banco Interbase e ADO. Um dos pontos que esta gerando uma certa dúvida na nossa equipe seria que o representante da Embarcadeiro nos informou que na versão Professional não teria conexão a banco de dados remoto e que teríamos que comprar o componente FIREDAC para termos essas conexões. O problema é que mesmo com o FIREDAC teríamos que refazer todos os códigos no sistema. Minha dúvida é seguinte: Nessa versão PRO do Berlin não existe mais os Componentes “Interbase” e nem o “ADO”?
Estes dois links podem lhe ajudar:
https://www.embarcadero.com/br/products/rad-studio/product-editions
https://www.embarcadero.com/docs/rad-studio-berlin-feature-matrix.pdf
Não lembro bem, mas acho que uma das coisas que a versão PRO não tem é justamente o acesso a dados, agora não lembro se somente o Firedac ou todos, nos documentos que lhe passei tem tudo explicadinho.
Se tiver interesse mesmo em adquirir a licença me procure que posso intermediar a compra, meu email é regys.silveira@gmail.com
Olá, já trabalho com o Delphi desde a versão 3.0, estou pretendendo migrar para o Berlin, no entanto estou preocupado com o Banco de Dados, nos fórum estão falando do FireDac, porem não consegui baixar a versão Trial para conhecer o ambiente, como posso consegui?
Se entendi direito, a sua preocupação é sobre como vai acessar seus bancos de dados?
Se sim, o Firedac é uma engine de acesso, como era o BDE no Delphi 3, qual banco de dados você vai utilizar está a sua escolha, o Firedac suporta todos, você também pode continuar utilizando outras engines de acesso a bancos de dados desde que elas possuam versões para o Berlim, ser você utiliza BDE ele não é mais suportado já a algumas versões.
Existem vídeos e artigos demonstrando como migrar do BDE para Firedac.
Bom dia,
Regys estamos utilizando o Delphi Berlin aqui na empresa, estamos migrando do Delphi 7 para essa nova versão e realmente os recursos são infinitamente superior! uma dúvida notei que os executáveis ficam muito grande, teria que desativar o debug ou é normal nessa versão ? Desde já agradeço….
Nos Delphis mais novos você tem dois modos de compilação Debug e Release, no Release basicamente ele desativa tudo que é relativo a Debug, removendo do executável o que é usado somente no Debug, isso faz o executável ficar menor.
Os executáveis feitos em versões mais novas também são um pouco maiores mesmo desativando isso, justamente por conta de toda a tecnologia que não existia no Delphi 7 e agora está incorporada a VCL.
Resumidamente, compile em Debug para desenvolvimento e compile em Release para entregar o executável final, fazendo assim o tamanho muda consideravelmente.
Show de bola, muito obrigado Regys!!!
Eles lançaram coisas avançadas deste delphi xe, porém se esqueceram de carencias basicas como Web RIA e MVC nativo.No caso web eles em desvantagem em relação ao aspx(Seja WebForms ou MVC).
O Delphi nunca teve foco no desenvolvimento WEB e sim Desktop e agora mobile, então não vejo porque eles seguirem por este caminho, existe o Intraweb e outros frameworks, mas que me lembro a Embarcadero nunca sinalizou RAD Studio ter algo voltado para Web.
Existiu uma IDE própria para desenvolvimento web mas acabaram matando ela, justamente por não fazer parte do foco do negócio da empresa.
Bom dia,
Régys deixa eu tirar um dúvida com você sobre firemonkey no novo RAD Studio Berlin.
Estou começando um novo projeto e estou vendo a viabilidade de criar em firemonkey, baixei o trial para analisar a ferramenta e me deparei com os “Grids” ( TGrid – TSringGrid – TListView ).
Verifiquei que o TGrid / TStringGrid não contém eventos de click e duplo click, isso confere ?
Aparentemente em alguns fóruns que procurei, estão indicado o TListView quando utilizar o firemonkey, mais creio que para um aplicação windows, ficaria um pouco estranho.
Você tem conhecimento se realmente não irá conter mais os eventos de click no grid’s mencionados acima ?
Se eles vão ter o evento no futuro, não posso dizer, seria melhor abrir um ticket no QA da Embarcadero assim ele podem analisar a viabilidade e em uma versão futura talvez liberar esse feature.
Quanto ao uso do TListView, ele é o mais recomendado, há vários vídeos no canal da Embarcadero Brasil e Americana onde eles mostram o que pode ser feito, virtualmente ele pode substituir qualquer tipo de grid que era usado anteriormente com folga e com mais possibilidades.
Minha informação sobre os preços foi censurada?
Não, não, é que estive viajando e só agora estou vendo os comentários.
quanto está custando essa versão 11.1
Entre em contato com o pessoa da Embarcadero Brasil, eu não tenho ideia de preços, só com eles mesmo.
Regys, Não estão lançando muito rápido novas versões do Delphi?
Eles estão seguindo já a cerca de 4 anos um roadmap de lançamento de 1 versão anual, este ano ela atrasou 2 meses por conta de algumas novas tecnologias, mas ainda está dentro do esperado para uma versão por ano.
Muito bom este artigo.
Obrigado
E nada de uma versão community da ferramenta…qual a estrategia de atrair novos desenvolvedores e entusiastas da ferramenta com uma versao trial ? Qual novo desenvolvedor arriscaria pagar por essa ferramenta, com tantas outras de graça e sem a estigma do “já morreu”…
Essa estratégia é que matará o Delphi, aliás, pelo numero de pesquisas já se vê isso, o Delphi 7 disparadp na frente….
Bom, primeiro “já morreu” não sei porque dizer isso, o Delphi é a única ferramenta verdadeiramente RAD do mercado, a única a suportar de forma simples e muito fácil qualquer banco de dados comercial e free existente, a única a incorporarar IoT nativamente com dezenas de componentes para isso, também é a única que com um único código fonte você consegue ter se aplicativo rodando multi-plataforma de forma real e nativa.
Também é única que tem se comprometido a entregar anualmente uma versão com novas features e acertos ouvindo os usuários por meio de um portal de atendimento.
É uma das linguagens mais utilizadas no planeta, sendo utilizada por grandes seguimentos de empresas e órgãos governamentais, utilizo o Delphi desde a versão 3.0, já vi linguagens nascerem e morrerem e sempre se ouviu falar da “morte” do Delphi, mas engraçado, ele está ainda firme e forte e atual.
Quanto ao Delphi 7 na frente, somente no Brasil, porque aqui o Brasileiro acha que tudo é de graça e deve ser assim, não entendo como alguém pode pensar em não pagar por algo que será sua ferramenta de trabalho, que lhe trará ganho, falando em valores, uma versão completa do RAD Studio hoje é quase metade do valor da versão mais completa do Visual Studio.
Enterprise por R$19.300 new user e R$13.300 upg fica difícil…
hehe, realmente todo mundo reclama do preço.
Não é exatamente verdade isso, uso uma outra ferramenta RAD que é excelente para desenvolver pequenos apps multiplataforma, basicamente perde para Delphi nos addons que já vem no Delphi e livebindings, mas tem algumas vantagens, como ter IDE para Mac, Windows e Linux; chama-se Xojo. Escrevo apps para Mac, Windows e Linux nela, usando um Mac, nativamente. Delphi não faz isso.
Ferramenta verdadeiramente RAD: Delphi / Xojo
Suporta varios DBs: Delphi / Xojo
Livebindings com DBs: Delphi
IoT nativo: Delphi
IDEs Delphi: Windows
IDEs Xojo: Mac, Windows e Linux
Delphi gera Apps para: Windows, Mac, iOS e Android
Xojo gera apps para: Mac, Windows, Linux, iOS, RaspPi e Web (CGI ou webserver app)
Disse tudo que tinha para dizer da forma mais correta!! esse ta morto….. garanto que muitos dos que falaram ta morto já se foram e o delphi continua ai firme e forte!!!
Esse negócio de lançar uma versão por ano é a maior furada do mundo, tem que mudar isso para 3 anos, quem é o louco de ficar experimentando versão nova de Delphi a cada ano, se eu fizer isso aqui na empresa não será empresa, será laboratório de pesquisas…. Acabamos de instalar o Seatle aqui na empresa para avaliarmos e já ta saindo outra versão…. Ai você vai me responder: “Atualize a cada 3 anos então…” só que não é simples assim, como eles lançam versões anuais eles perderam o compromisso com a ESTABILIDADE DA VERSÃO, prova disso é a quantidade de bugs que eles alegam ter corrigido nessa versão… O mínimo que deveriam fazer é distribuir um update com as correções para o Seatle…
É totalmente inviavel esse calendário deles… lamentavel… 🙁
Bom, isso você tem que ligar na Embarcadero Brasil e conversar com eles, eu não vendo Delphi, não tenho acesso ao pessoal que vende o Delphi, o que posso lhe dizer é que existe uma assinatura anual que lhe dá direito a todas as versões do Delphi anteriores e futuras enquanto pagar a assinatura, entre em contato com eles, só eles podem lhe ajudar.
Show de bola