Fonte: Embarcadero RAD Studio 2016 Product Approach and Roadmap
Marco Cantú abriu a semana com boas notícias para o mundo Delphi, foi divulgado o Roadmap 2016 para o RAD Studio e veio recheado de novidades e notícias interessantes.
Vamos relembrar um pouco do que foi entregue em 2015:
- Suporte ao Windows 10;
- IDE agora consegue trabalhar com grandes quantidades de memória;
- Melhorias em C++ para windows 32 bits;
- iOS 64-bit e aplicativos universaria;
- Suporte a sensores de proximidade (BEACON);
- Introdução ao GetIt Package Manager;
- Suporte a Multi-Monitor na IDE;
- Extensões para uso de SVN, Mercurial e GIT dentro da IDE;
- Introdução ao AppAnalytic.s
A compra da Embardero pela Idera trouxe novos ares a equipe de desenvolvimento do RAD Studio, que agora passou a escutar mais os desenvolvedores com o intuito de melhorar a ferramenta, permitindo ver o que estava funcionando, o que não estava e o que a comunidade de usuários gostaria de que existisse no produto. Também foi falado sobre a quantidade de upgrades que vem sendo lançados e boas mudanças estão por vir.
Vou fazer um pequeno resumo sobre o que foi comentado e o que está por vir neste ano.
Primeira onda: “Big Ben”
Existem vários desenvolvimentos em curso e é claro que tudo isso não virá em um só upgrade, então todo esse trabalho será divido em etapas, na primeira delas denominada “Big Ben” o foco será na experiência do usuário, no uso e instalação do RAD Studio que agora passa a usar o GetIT de forma a facilitar e permitir ao usuário escolher o que deseja realmente instalar, tornando o processo de instalação mais rápido e mais personalizado, agora você instala somente o que necessita.
Para 2016 a equipe de desenvolvimento está trabalhando nos seguinte pontos:
- Form design separado ou flutuante para VCL e FMX;
- Refactoring no C++;
- FireUI App Preview – visualize seus formulários em qualquer alvo (desktop and mobile) enquanto utiliza o form designer na própria IDE;
- Melhorias no FireMonkey para Windows, Mac e mobile
- Componentes para interação com Livro de Endereços/Contatos;
- Editor de estilos e Editor de Listviews;
- Várias outras melhorias incluindo animações no touch do ListView, melhorias em grids, suporte a Windows accelerator key, melhorias em fontes e mais;
- Melhorias no Multi-Device Designer
- Visualização do Formulário no dispositivo alvo;
- Estilos para Android Wear e novos FireUI views;
- IoT (Internet of Things)
- Mehorias no suporte a Bluetooth LE;
- Melhorias no Framework de conectividade IoT tornando mais simples o acesso a dispositivos IoT smart customizados, sensores and wearables em uma API de componentes de fácil uso;
- Novos componentes de suporte a Bluetooth LE e dispositivos Z-Wave;
- ThingPoint – Enterprise access points para dispositivos IoT com extensões de funcionalidades EMS;
- Window/VCL
- Melhorias para WinRT bridge incluindo suporte a Bluetooth LE para Windows 10;
- Suporte ao DirectX 12;
- Compilador Delphi e Linguagem
- Suporte nativo a tipos Utf8String para todas as plataformas;
- Suporte para referências de interface fracas e inseguras em plataformas non-ARC como no Windows;
- C++ CLANG 3.3 em todas as plataformas;
- Atualização do driver FireDAC – inclusão do Oracle, DB2, Interbase, SQLite e Advantage;
Segunda onda: “Godzilla”
Nesta segunda onda de trabalhos, teremos o tão esperado compilador para Linux começando a mostrar as caras, você poderá criar aplicações para rodar em Servidores Linux tanto com Delphi quanto com C++, isto é um resultado de 2 anos de trabalho duro, em um primeiro momento teremos liberado o desenvolvimento somente para servidores o que permitirá que a comunidade dê o seu feedback, permitindo a melhoria e solidez do produto antes de ser estendido para o Desktop.
Alguns pontos podem ser destacados nessa versão:
- Módulos Apache no WebBroker e suporte para DataSnap e EMS;
- FireDAC Linux database access;
- Suporte a plataforma Linux para aplicações console com suporte a IoT;
- O suporte se inicia com o Ubuntu Server e RedHat Enterprise. A lista de distribuições Linux será aumentada conforme os trabalhos forem avançando e for aparecendo a demanda;
- IDE Windows com compilador cross plataform, com deploy e debug via PAServer;
- Inicialmente o compilador Linux compilers será para Intel 64-bit server, LLVM-based e ARC-enabled.
Além do compilador Linux outros tantos recursos serão adicionados:
- Melhorias na interface da IDE UI;
- Atualização para todos os compiladores C++ para as versões mais recentes do Clang;
- Adicionalmente melhorias para o GetIt, tanto para o package manager quanto para o instalador;
- Novos controles VCL para Windows 10;
- Mais componentes e suporte ao FireMonkey para as plataformas nativas;
- Suporte ao Windows 10 Centennial (aguardando a liberação pela Microsoft da versão “the Centennial Universal Windows Platform bridge”);
- Suporte para novas versões que estão por vir do iOS e Android.
A figura abaixo nos dá uma ideia melhor do que está por vir:
Como agora o foco é na qualidade do produto e em ouvir o usuário, você pode participar do futuro do Delphi utilizando o portal de qualidade acessando o endereço: https://quality.embarcadero.com/ neste portal você pode postar suas sugestões, ideias e solicitações, a sua participação no portal pode fazer toda a diferença no que está por vir no RAD Studio, Delphi e C++.
Se você ainda não utiliza o RAD Studio Seattle, está é a hora de migrar, agora com o Subscription Update você tem acesso a novas versões automaticamente sempre que saem e pode aproveitar muito mais essa incrível ferramente que é o RAD Studio.
Gostaria de saber o que estão pensando em relação a aumentar a comunidade. Trabalho com Delphi desde a versão 1. Fico muito triste em ver uma bela ferramenta com tanta evolução, mas sem novos adeptos. Quando coloco uma vaga de programador percebo que não aparecem mais jovens. Não vejo universidades formando novos engenheiros de software com base na plataforma Delphi. Apenas Java e .Net
Uma das dificuldades que tenho na venda do meu produto é ser Delphi simplesmente porque os responsáveis pela TI da empresa compradora acha que Delphi não tem mais atualização. Quando perceberá que em tecnologia não basta ter um ótimo produto, o mercado precisa conhecer.
Olá Ernande,
A comunidade Delphi é bastante grande no Brasil, quanto as universidades não formarem novos adeptos do Delphi, isso tem muito a ver com os programas acadêmicos da Microsoft e ao Java ser gratuito e vendido como promessa de trabalho certo, a Embarcadero tem tentado entrar mais no meio acadêmico, este anos já são mais de 500 instituições e outras tantas estão entrando na contagem, mas mesmo assim é complicado para o Delphi, pois tem que concorrer diretamente com o Java que é gratuito e como programa acadêmico da Microsoft que é excelente diga-se de passagem, eles dão basicamente tudo, então para a universidade é muito cômodo.
Quanto a sua dificuldade, aqui comigo nunca me foi questionado quanto a qual linguagem é feito o software a não ser em contratos que já tive com instituições que tinha um projeto e nele era tudo discriminada, inclusive a linguagem de programação porque os fontes iam ser entregues, neste caso se fazia necessário construir o software em uma linguagem que a equipe que iria mantê-lo conhecesse.
Quando o delphi partir para web ai sim não faltará nada para chegar ao topo enquanto isso ficamos desejando.
o Web que falo se trata de não fazer gambiarras e sim programa em dentro da ferramenta e jorgar na web, nada é impossível
Então, hoje ele já trabalha assim você, pode usar o IntraWeb, inclusive o Laércio Guerço tem um excelente curso da ferramenta, mostrando inclusive como utilizar Boostrap e outras tecnologias juntamente.
Aqui você pode ver algumas aulas aberta do Jackson Gomes responsável pela empresa que mantém o IntraWeb: https://www.youtube.com/user/jfdmg
Desde que comecei a usar Delphi, lá em 1995, versão 1.0, sabia que iria evoluir e muito sempre, por isso nunca deixei de usá-lo ! é a melhor ferramenta de desenvolvimento sem qualquer sombra de dúvida, não há outra comparável, porém ainda me faz falta o suporte a W10 Mobile no modelo UWP; não fica claro se realmente haverá suporte a essa plataforma, e realmente esse é o único motivo pq estou usando VS 2015, ter código fonte único para Windows 10 mobile, Android e iOS. Espero que com a atenção que estão dispensando ao Linux não demore para que ajam da mesma forma com relação ao W10M. RAD Studio é uma Ferramenta fantástica, só falta isso !
Se não estou enganado, o windows 10 unificou as plataformas desktop e mobile, então qualquer aplicativo VCL ou Firemonkeu rodaria normalmente, não cheguei a fazer testes em Smartphones com windos 10, mas ao menos em tablets, tudo roda perfeitamente.
suporte a mult monitor na ide? o q viria a ser isso exatamente?
A IDE vai suportar o uso de mais de um monitor, você poderá por exemplo colocar o multi-device-preview ou o form em uma tela e programar na outra e ir vendo o que muda em tempo real.
Matéria muito boa
Obrigado pelas novidades.
Show