Problemas com a nova tabela IBPT versão 0.0.2

A nova tabela IBPT está com problemas nas descrições, algumas possuem o caracter “;” no meio da descrição fazendo com que na hora de importar ocorram erros, entrei em contato com a IBPT e eles estão providenciando o acerto.

Segue resposta da IBPT ao meu questionamento:

Boa Tarde!

Realmente identificamos esse erro.

Iremos encaminhar ainda hoje ela já corrigida.

Att,

Mayara Cristina de Mello Lobo
Secretária Executiva
IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário
Núcleo Tributário: Av. Cândido Hartmann, 50, CEP 86730-440, Bigorrilho, Curitiba-PR, fone 41 3074-9330
Núcleo de Tecnologia Rua General Aristides Athayde Junior, 350, CEP 80.730-370, Bigorrilho, Curitiba-PR, Telefone 41 3053-3219
Núcleo de Contabilidade: Av. Tiradentes, 501, Sala 1501, Torre 1, Shangri-lá A, CEP 86070-545, Londrina-PR Telefone 43 3354-4050

18 comentários

  1. Maria de Fatima Reply to Maria

    Bom dia Regys. A tabela do IBPT no site impostômetro esta muito ruim de ler com varios problemas. Gostaria de saber se tem como voce me enviar a sua tabela por favor

  2. Regys, concordo com você. O caos tributário que vivemos no Brasil é de afugentar qualquer estrangeiro, pois eles não estão nem um pouco acostumados com essa zona! Se servir de consolo, outros países “tão ruins como o nosso”, tipo Rússia, são bem parecidos nessa questão. Eu não tenho muita esperança de que isso mude no curto prazo. Do jeito que está, ninguém consegue trabalhar direito, o que rende dinheiro para o governo (multas) e para os fiscais (proprinas), ou seja, mudar pra que se tá bom pra eles?!

    • Com certeza Cantu, eu não sabia mas o pessoal aqui eu presto consultoria me contou que na Rússia existe uma “impressora fiscal” parecida com a nossa brasileira, mas que permite algumas coisas que são travadas aqui, tipo cancelar qualquer venda no dia, etc.

  3. Cristiano Gomes Reply to Cristiano

    Régys boa noite. Com este problema do delimitador, a atualização do componente AcbrIBPTTax foi atualizada?

  4. Não vejo problema em ter ; no conteudo da tabela, desde que esteja entre aspas. O proprio formato csv prevê isso.

    • Isso mesmo Cantu, o problema foi a forma que implementaram a tabela, ficou errado, eles colocaram o delimitador de campo e não colocaram o delimitar de valor, se eles tivessem seguido o padrão correto como previsto não teríamos problema.

      • Nem reparei que eles não colocaram as aspas porque abri logo no excel e arranquei a coluna de descrição, senão teria que liberar um novo executável pros meus clientes.

      • EU NUNCA VÍ TANTA INCOMPETÊNCIA ACUMULADA AO MESMO TEMPO !!!!!! é brincadeira. …. tabela incompleta, depois com erros, disponibilizada para todos !!!!!! o Brasil inteiro !!! Eles dispinibilizam um e-mail pessoal, de uma secretária para dar suporte para TODOS !!!! é brincadeira. Passei a sexta, e final de semana dando suporte e arrumando a tabela, explicando pro pessoal o poque da mundança e agora só é obrigatorio daqui a um ano !!!!!

        • Complicado concordo, mas nada diferente do que já fizeram no passado e a IBPT foi guerreira em liberar isso de graça para todos.
          Quanto a obrigatoriedade ela existe, a fiscalização é que provavelmente vai ser prorrogada, o que na prática acaba sendo a mesma coisa, mas ainda não liberam a regulamentação então ainda não podemos acatar isso.

        • Concordo, mas agora imagine se não tivesse o IBPT fazendo essa tabela?! Aí sim o bicho ia pegar. Quanto a tabela estar incompleta, a informação que eles deram é que ela tem todos os códigos NCM que estão ativos no momento, conforme tabela TIPI.

          • Sem reclamações, mas abrindo um parênteses, toda a lei criada no nosso Brasil sempre acaba assim, problemas e mais problemas, porque não sentam, analisam, conversam com os setores, até chegar a um lugar comum, prático e implementável para todo mundo, mas o estranho é que parece que sempre alguns poucos querem fazer a coisa por conta própria e deixar rolar para ver onde vai dar.

            A própria lei é algo estranho, com um sistema tributário tão complexo, eu penso, isso é opinião minha, é um atendado ao comércio e ao consumidor ficar mostrando uma informação que não é real, eles tentaram copiar outros países que destacam o imposto e o consumidor fica ciente, mas esqueceram que aqui no Brasil, da forma que está hoje é humanamente impossível fazer algo 100% correto, diferente dos outros países onde o imposto é totalmente conhecido é simples de separar.

            Estou prestando uma consultoria para uma empresa de fora do país, e a maior discussão em todas as reuniões e sempre a a forma de tributar, eles não entendem como algo simples pode ser tão complicado aqui, imaginem quando expliquei substituição tributária para eles, foi um choque.

  5. acompanhando essa ‘novela’… fiz a solicitacao da tabela no sabado e estou no aguardo.. se possivel regys posta o link de download do seu servidor? D: ae nao preciso esperar.. grato!

Dê-nos sua opinião, seu comentário ajuda o site a crescer e melhora a qualidade dos artigos.